sexta-feira, 15 de abril de 2011

Energia na mochila



Baterias de dispositivos eletrônicos como celulares, Ipods e máquinas fotográficas são sempre um problema quando o assunto é acampamento. Geralmente a carga não dura mais que um dia e os aparelhos se tornam inutilizados, sendo apenas um peso extra.

Pensando nisso, o designer de Cingapura Joel Lim YM, criou uma mochila denominada Alppac que usa um mecanismo de carga suspensa para gerar energia elétrica enquanto o usuário estiver caminhando.

A Alppac adota uma tecnologia de carregamento de contato que utiliza campos magnéticos para carregar eletrônicos sem fio e sem complicações. A mochila tem também uma bateria, um conector e molas de suspensão. Quando a placa de carga move-se para baixo, ela produz eletricidade. O conector transmite a energia elétrica de um compartimento da mochila para o compartimento principal. Para recarregar os dispositivos de maneira limpa e renovável basta plugá-los diretamente na mochila.






Demais!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aquecimento Global: questão de educação e respeito?



Não demorou muito para gerar uma série de discussões sobre o aquecimento global, quando recentemente foi lançado na mídia que a “suposta” crise no meio ambiente seria uma farsa.

Obviamente quem ama contrariar teve seus 15, 20, 200 retweets de fama vindo de todos os lados, o que nos leva a crer que muita gente ainda não faz idéia do que é viver em um mundo com mais de 6 bilhões de pessoas e que sim, independente de crise no ambiente ou não, precisa de uma reestruturação profunda nos hábitos de vida e desenvolvimento industrial.

Vai dizer que é uma delícia sentir aquela fumacinha preta no seu rosto saindo do caminhão do lado, enquanto você dirige? Ou que é absolutamente fascinante a cada chuva termos que correr ( ou melhor, nadar) até um local seguro simplesmente por que ninguém se preocupou em separar o lixo corretamente?

Vale a pena pensar sobre isso. O que você tem a dizer? A gente quer saber!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alcatra Orgânica ao molho ferrugem


Carne assada ao molho ferrugem é uma receita que vai trazer o sabor lá de Portugal direto para sua mesa, pois acompanha a Vinha d’alho na receita, molho feito a base de vinho branco seco que vai dar um toque fino ao prato.

Mas não se esqueça, essa receita serve 12 pessoas e traz 420 calorias por porção. Coma muito bem acompanhado!

Bom apetite!

Ingredientes

. 3 kg de alcatra Organic Beef
. 100 g de bacon em cubos
. 4 dentes de alho amassados
. 1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino
. Sal a gosto
. 1/2 xícara (chá) de azeite
. 1 copo (americano) de vinho branco seco
. 1/2 copo (americano) de vinagre
. Suco de 1 limão
. 1 cebola em rodelas
. 1 pimentão vermelho cortado em tiras
. 2 tomates picados
. 1 folha de louro
. 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
. 2 colheres (sopa) de banha
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 1/2 copo (americano) de água

Modo de preparo

1. Fure a carne com a ponta da faca e nos furos ponha o bacon.

2. Tempere com o alho, a pimenta e o sal.

3. Faça uma vinha d’ alhos com o azeite, o vinho branco, o vinagre e o suco de limão.

4. Junte a cebola, o pimentão, o tomate, o louro e metade do cheiro-verde. Mexa bem a carne nesse tempero e deixe descansar por seis horas.

5. Numa panela, leve ao fogo a banha, o óleo e a manteiga e doure a carne escorrida.

6. Junte a vinha d’ alhos e a água quente.

7. Cozinhe em fogo baixo até a carne ficar macia e o molho apurar. Se necessário, adicione mais água aos poucos. Sirva com salada.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Roupa limpa sem sabão



A ECO Laundry Ball foi criada para você lavar suas roupas, substituindo os produtos químicos que danificam ou deixam resíduos nos tecidos. As bolinhas não produzem espuma, e, como dispensam o sabão e o amaciante, não é necessário o enxágue.

Com o movimento da máquina de lavar, as pastilhas de cerâmica e o design da bola interagem com as moléculas da água, separando a sujeira das fibras. As eco balls são hipoalergênicas e para usá-las basta colocar na máquina de lavar junto com as roupas (cada unidade lava em média até 3kg de roupa).

Dependendo da quantidade de roupa, pode-se utilizar mais de uma bola. Um detalhe: as bolinhas limpam bem a sujeira; porém, se a roupa estiver manchada é recomendado o uso de um removedor de manchas junto com a ECO Laundry Ball.

Roupa limpa, economia de água e energia, e contribuição para preservação do meio ambiente. YES!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ar puro com apenas uma planta



Inspirada na metamorfose da borboleta, a designer Sherly Gunawan, desenvolveu um purificador de ar inovador que purifica o ambiente através da utilização de vegetação natural.

Considerando o fato de que o ar interior pode ser mais poluído que o exterior, o GreenAir é um aparelho destinado aos ambientes internos, ecológico, que usa plantas vivas para criar ar fresco. As plantas absorvem os contaminantes do ar através das folhas e raízes e esses poluentes as servem como nutrientes.

O projeto tem um ventilador interno que puxa o ar de fora para a área de raiz, utilizando o painel solar como fonte de energia. Assim, maior quantidade de contaminantes pode ser purificados em um tempo menor. Ele também tem sistema de irrigação próprio, utilizando fio de nylon como extensão da raiz. Assim, as plantas podem absorver a água de acordo com as necessidades.

O “vaso” é feito de materiais biodegradáveis e, quando a planta cresce, ela pode ser transferida diretamente para o solo.



Será que já tem pra comprar por aqui?