quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Picadinho de Mãe (ou a melhor tradução pra “abraço por dentro”)

Quem não tem um prato que lembre a infância? Um gosto, sabor e cheiro ou mesmo situação que leve você de volta pros oito anos, quando suas maiores preocupações eram quantas figurinhas faltavam pra completar o álbum ou que presente ia querer de aniversário.
O prato que mais me lembra esses momentos é o picadinho que minha mãe fazia com purê de batatas. Já a vi fazer milhares de vezes e decorei a receita de trás pra frente, mas nunca consegui reproduzir da mesma forma, com o mesmo gosto, com a mesma lembrança.
Hoje, faço o mesmo que a minha mãe. Abrando o choro dos meus pequenos com a mesma receita, só que usando a Fraldinha Swift Orgânico.

Picadinho de Mãe com Purê Rústico de Batata 
(serve tranquilamente dois adultos e três crianças.)

Ingredientes:
- 1 peça de Fraldinha Swift Orgânico (aproximadamente 1,.5 kg)
- 3 cenouras médias  
- 4 dentes de alho
- 1 cebola grande
- 400 ml de vinho tinto de qualidade
- 6 batatas grandes
- 4 colheres de sopa de manteiga
- Azeite de oliva extra virgem a gosto
- Louro a gosto
- Alecrim fresco a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, aqueça o azeite de oliva extra virgem e frite nele a cebola picada em pedaços médios. Quando ela começar a ficar dourada, acrescente os alhos inteiros descascados e a Fraldinha Swift Orgânico cortada em cubos. Doure a carne por igual, acrescente a cenoura descascada e cortada em rodelas médias, o alecrim, o louro, o vinho tinto e água suficiente para cobrir a carne. Feche a panela com cuidado e cozinhe por 30 minutos, a partir do momento que a panela começar a apitar.
Enquanto o picadinho cozinha e a mágica acontece, prepare o purê de batatas. Cozinhe-as em água fervente com casca, até que fiquem macias. Quando atingirem tal ponto, amasse-as com a ajuda de um garfo. Não se preocupe em deixar o purê liso e cremoso, a beleza dele está em seus pedaços irregulares, o que dá uma textura fantástica quando misturada com o picadinho. Tempere com a manteiga, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Reserve quente.
Nesse tempo, o picadinho já estará pronto. Retire a pressão da panela, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e sirva acompanhada do purê e o molho que se formou na panela.